Sobre / Participantes / Colaboradores e Ex Participantes

História

O grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento nasceu em 1993 por iniciativa da Profa. Maria Lucia Seidl-de-Moura, que desde a década de 1970 atua como pesquisadora interessada no desenvolvimento humano, inicialmente no ISOP, órgão de pesquisa psicológica da Fundação Getúlio Vargas.

Aliando a adoção de uma metodologia de coleta de dados, pautada na descrição minuciosa de contingências e na observação sistemática, à preocupação e interesse pelo papel do contexto na investigação do desenvolvimento humano, é assumida uma perspectiva sociocultural, influenciada pelos trabalhos de L. S. Vygostsky.

O ingresso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro abriu novas oportunidades de investigação e, com os primeiros bolsistas de IC, e a colaboração e parceria de Adriana Ferreira Paes Ribas (atualmente doutora e professora da Universidade Estácio de Sá), as bases do Grupo de Pesquisa foram lançadas. Os estudos iniciais focalizaram de diversas maneiras a forma como interação social e desenvolvimento imbricam-se em diferentes momentos e contextos, e examinaram a gênese dos processos de interação social. Em etapas posteriores foram feitas pesquisas acerca da constituição de novas modalidades de interação como consequência, entre outros aspectos, da comunicação mediada pelo computador.

No início da década de 1990, as investigações acerca do papel da interação social no desenvolvimento cognitivo, centraram-se na natureza e na gênese de Zonas de Construção nas interações adulto-bebê. A partir dessas iniciativas, novos projetos passam a levar em conta crenças parentais e o contexto sociocultural, com uma perspectiva sociocultural e evolucionista. Com a criação do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o grupo é formalmente criado e funciona ininterruptamente desde então, com a participação de alunos de graduação, de mestrado e doutorado, pós-doutorandos e professores. O Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento trabalha em colaboração com outros grupos e núcleos de diversas IES brasileiras.

O que fazemos

A temática central que mobiliza a atuação do grupo é o desenvolvimento humano no contexto das interações sociais. Ao longo dos mais de 20 anos de existência, uma série de estudos de temas diversos, relacionados a essa temática, foram e continuam sendo realizados, e publicados. Em linhas gerais, os projetos se referem a comportamentos sociais e interações, especialmente entre pais e seus filhos (bebês, crianças ou jovens), a crenças e valores associados à criação e cuidados com a prole, à ontogênese de processos psicológicos e contextos de desenvolvimento.

Partimos de uma fundamentação teórica em que assumimos alguns pressupostos importantes para compreender o desenvolvimento humano:

» É necessário pensar na relação indissociável entre biologia e cultura, e na inseparabilidade de diferentes planos de análise: o filogenético, o ontogenético, o histórico-cultural e o microgenético.
» É necessário considerá-lo como um processo, que se dá em um tempo histórico e um contexto, mas, que é fruto de uma evolução por seleção natural, ao longo de nossa constituição como espécie.
» Somos o que somos e nos desenvolvemos seguindo certos processos que se traduzem em produtos com formas e funções diversas, como resultado de uma longa história evolucionária.
» A história evolutiva de indivíduos que fazem parte da espécie Homo Sapiens (ontogênese) não repete a filogênese (história da espécie), mas é, em parte, produto dela.

Então, para compreender a ontogênese, é preciso:

» Ter um modelo de mente, compatível com a história evolucionária;
» Explicar a constituição, transformação e manifestação de capacidades humanas no curso do desenvolvimento.

Algumas questões importantes

» Qual nosso modelo sobre a mente humana?
» Relação entre filogênese e ontogênese.
» Tabula rasa ? Rico estado inicial?
» Módulos ou processamento central?
» O papel do contexto e como é definido.
» O que explica o desenvolvimento?
» Inato versus adquirido.
» Aprendizagem geral ou aprendizagens?
» Estágios gerais?

Algumas temáticas têm sido objeto de interesses e estudos:
        Professores e Doutores / Doutorandos / Mestrandos Voltar ao Topo
Deise Maria Leal Fernandes Mendes (Coordenadora)

Psicóloga e professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é formada em Psicologia pela UFRJ, Mestre e Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ. Fez pós-doutorado nesta universidade, investigando interações afetivas entre mães e bebês, e crenças parentais. É docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ e membro do corpo editoral, bem como parecerista, de periódicos consolidados na área da Psicologia. Tem interesse por estudos em psicologia do desenvolvimento, neurociências, e psicologia evolucionista e é membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos. Sua atuação e áreas de investigação têm se voltado para o desenvolvimento socioemocional e parentalidade.
Maria Lucia Seidl-de-Moura (Coordenadora)

Possui graduação em Psicologia pela UERJ (1968), mestrado em Educational Psychology - University of Wisconsin - Madison (1973), doutorado em Psicologia Cognitiva pela FGV - RJ (1987) e livre-docência pela UERJ (1992). Fez pós-doutorado na USP, em psicologia evolucionista. É professor titular da UERJ. Nessa universidade desenvolve trabalhos na linha de pesquisa Processos Sociocognitivos e Psicossociais do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. É membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos. Foi coordenadora da área de Psicologia na Faperj, vice-coordenadora do Projeto Psicologia Evolucionista, aprovado no Edital Institutos do Milênio e de Proposta sobre o mesmo tema aprovada em Programa PROCAD da CAPES. Para saber mais sobre seus livros visite nossa seção Publicações.
Voltar
Ana Carolina Monnerat Fioravanti-Bastos

Ana Carolina Monnerat Fioravanti-Bastos é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ. É Doutora e Mestre em Psicologia pela linha Clínica e Neurociência, do Departamento de Psicologia PUC-Rio (2011), e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002). Tem experiência na área de psicometria, e testagem psicológica, com ênfase na validação de instrumentos capazes de quantificar estados de ansiedade e testagem computadorizada. Atualmente interessa-se por investigar processos psicológicos básicos no desenvolvimento infantil, mais especificamente, memória de reconhecimento de faces em crianças de diferentes culturas.
Edna Lúcia Tinoco Ponciano

Professora Adjunta na UERJ, desenvolve pesquisas sobre adolescência, transição para a vida adulta/adultez emergente, relacionamento pais e filhos, família e casal. Professora Visitante (2012-2015) na UERJ, Pós Doutorado Júnior/CNPQ (2010-2012) em Psicologia Social, UERJ. Pós-Doutorado (FAPERJ/2007-2010), Doutorado (CNPq/2004) e Mestrado (CNPq/1999) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Saúde Mental (1994) e em Terapia de Família (1996) pelo IPUB/UFRJ; De 2004 a 2006 foi Pesquisador Associado/FAPERJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Família (relacionamento pais e filhos e conjugalidade), Psicologia do Desenvolvimento (adolescência e transição para a vida adulta/adultez emergente) e Psicologia Positiva.
Luciana Fontes Pessôa

Luciana Fontes Pessôa é Professora Adjunta e coordenadora do Departamento de Psicologia da PUC-RIO. é Doutora e Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ (PPGPS), e graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de psicologia social, com ênfase em psicologia do desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem inicial, discurso narrativo, aspectos pragmáticos, sintáticos e semânticos da fala materna, transições de cenários comunicativos específicos da díade mãe-bebê, interação mãe-bebê, crenças e práticas parentais, desenvolvimento do self, trajetórias de socialização e desenvolvimento humano e diferentes configurações familiares. É membro, desde 1997, desse grupo de pesquisa. É integrante do Grupo de Trabalho Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos da ANPEPP.
Voltar
Ana Carla Lima Ribeiro

Ana Carla Lima Ribeiro é Doutora em Psicologia Social pelo PPGPS-UERJ(2017), possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva- MG (2002), especialização em Psicossomática pela Universidade Gama Filho (2004), especialização em Psicoterapia Reichiana pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana (2005) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense por dois anos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, Interação Social e Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção, saúde, psicobiologia e grupos psico-educativos.
Dandara de Oliveira Ramos

Dandara Ramos é psicóloga, Doutora em Epidemiologia pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2017), Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado no Centro de Integração de Dados de Conhecimentos para Saúde (CIDACS-Fiocruz). Realizou estágio sanduíche na McMaster University (Ontario, Canada), sob orientação do Prof. Martin Daly. É colaboradora do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento desde 2007, onde iniciou seus estudos sobre a temática Desconto do futuro. Em sua tese de doutorado, investiga a relação entre diferentes níveis de exposição a violência e a prática de comportamentos de risco na adolescência. Tem interesse em estudos com jovens em contextos socioculturais distintos e psicologia sociocultural e evolucionista.
Luciana Brooking Teresa Dias

Luciana Brooking Teresa Dias é Doutora em Psicologia Social pelo Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS - UERJ,2017), Mestre em Psicologia Clínica, linha de Clínica e Neurociência, pela PUC-RJ (2011), graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2007) e em Serviço Social pela UFRJ (1995). Tem especialização em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Veiga de Almeida (2002). Tem Formação em Neuropsicologia e em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Atuação nos temas: neuropsicologia; desenvolvimento, sobretudo inicial; prematuridade; processos cognitivos e psicometria. Experiência em clínica, pesquisa e docência.
Rafael Vera Cruz de Carvalho

Rafael Vera Cruz de Carvalho realiza atualmente pós-doutorado no tema "Relações entre empatia, comportamento pró-social e as trajetórias de desenvolvimento". É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Uerj. Foi da primeira coorte de ISSBD-Jacobs Foundation Mentored Fellows (2012-2014). Realizou estágio de doutorado no exterior (PDSE-Capes) na University of California - Davis, laboratório Healthy Emotions, Relationships & Development, sob a coorientação do Prof. Paul Hastings. Tem interesse de pesquisa no desenvolvimento da empatia e variáveis associadas, especialmente em contexto familiar, na abordagem da Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento. É membro do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento desde 2007 e do GT da ANPEPP "Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos".
Tânia Abreu da Silva Victor

Tânia Abreu da Silva Victor é psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi bolsista de iniciação científica nesse grupo de pesquisa, no qual realiza pesquisas em psicologia evolucionista abordando a temática Desconto do Futuro e Comportamento de Risco em Jovens de contextos distintos, sob a orientação da Profa. Maria Lucia Seidl de Moura. Realizou estágio voluntário na pesquisa Espaço Urbano Contemporâneo e Subjetividade: um foco especial sobre as favelas do Rio de Janeiro, sob orientação da Profa. Ana Lúcia Gonçalves Maiolino. Foi premiada com o melhor trabalho no Simpósio Internacional - Psicologia Evolucionista no Milênio: plasticidade e adaptação, realizado em Natal, em abril de 2009. ISSBD-Jacobs Foundation Mentored Fellow. Investiga as estratégias adaptativas de jovens moradores de favelas.
Voltar
Ana Beatriz de Mota e Souza

Ana Beatriz de Mota e Souza é doutoranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre em Psicologia Social (PPGPS-UERJ. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em metodologia do Ensino Superior, Psicologia Educacional, Terapia de Família, Saúde Mental da Infância e da Adolescência e Neuropsicoterapia. É psicóloga militar da Força Aérea Brasileira. Áreas de interesse: Psicologia do Desenvolvimento Humano, com ênfase em desenvolvimento emocional.
Clarice Bieler

Clarice Bieler é Doutoranda em Psicologia Social (PPGPS-UERJ), possui graduação em Psicologia, Especialização em Psicologia Clíacute;nica e Mestrado em Psicologia Social pela UERJ. Tem experiência na área de Psicologia Clínica com crianças. Tem interesse nos estudos de Desenvolvimento Emocional e Brincadeiras.
Hysla Magalhães de Moura

Doutoranda em Psicologia Social no PPGPS-UERJ. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Teoria Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Possui formação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Seus interesses de pesquisa se centram nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Positiva, Psicologia Social, , Avaliação Psicológica e Construção e Validação de medidas.
Joana Lezan Sant'Anna

Joana Lezan Sant'Anna é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e psicóloga clínica do Instituto Nacional de Câncer. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Carioca de Gestalt-Terapia. Tem interesse por temas relacionados à Psicologia Hospitalar e Psicologia do Desenvolvimento.
Roberta Pereira Curvello

Roberta Pereira Curvello é Psicóloga, Mestre em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no programa de Cognição e Subjetividade. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem Especialização - MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Experiência Profissional nos sistemas de Gestão de Pessoas. Atua com atendimento clíacute;nico e docência em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia. Áreas de Interesse: Competências Emocionais, especialmente, Regulação Emocional no Desenvolvimento Infantil.
Stella Rabello Kappler

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-UERJ), é mestre em Psicologia Social (UERJ) e graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Experiência clíacute;nica no atendimento a crianças e adolescentes. Tem interesse em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento socioemocional, afetividade, orientação vocacional/profissional, psicologia jurídica e Terapia Cognitivo Comportamental. É integrante e colaboradora dos grupos de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento e Desenvolvimento Socioemocional e Parentalidade. Atualmente, está desenvolvendo uma pesquisa sobre crianças que vivem em acolhimento institucional.
Voltar
Bruna de Lima Camelo

Bruna de Lima Camelo é graduanda em Psicologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista FAPERJ de iniciação científica pelo projeto "Parentalidade e o Desenvolvimento de Capacidades Emocionais em Crianças", coordenado pela professora Deise Maria Leal Fernandes Mendes, e estagiária em Psicoterapia Estratégica e em Terapia Cognitivo Comportamental para pais e crianças, ambos os estágios oferecidos pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UERJ. Suas áreas de interesse são Psicologia do Desenvolvimento, Terapia Cognitivo Comportamental, Psicoterapia Estratégica e Psicologia Hospitalar.
Jenniffer Pires da Silva

Jenniffer Pires da Silva é graduanda em Psicologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista CNPq de iniciação científica pelo Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento Socio Emocional e Parentalidade", coordenado pela professora Deise Maria Leal Fernandes Mendes, e estagiária no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UERJ em Terapia Cognitivo Comportamental para pais e crianças. Áreas de interesse: Psicologia do Desenvolvimento, Terapia Cognitivo Comportamental, Neuropsicologia, Psicologia Hospitalar.
COLABORADORES E EX PARTICIPANTES          Colaboradores / Ex Professores e Pesquisadores / Ex Alunos Voltar ao Topo
   LISTA DE COLABORADORES ATUAIS Voltar
 
  Nome
  Instituição
  País
Ebenézer de Oliveira Malone University EUA
Judi Mesman Leiden University Holanda
Lilia Cavalcante UFPA Brasil
Patrícia Alvarenga UFBA Brasil
Martin Daly McMaster University Canadá
 
   LISTA DE PROFESSORES E PESQUISADORES ANTERIORES Voltar
 
  Nome
  Instituição
  País
Ana Cecilia Bastos UFBa Brasil
Angela Donato Oliva UERJ e UFRJ Brasil
Celina Magalhães UFBa Brasil
Cesar Piccinini UFRGS Brasil
Cilio Ziviani PUC-RJ Brasil
Çiǧdem Kaǧitçibaşi Koç University Turquia
Emma Otta USP Brasil
Eulina Lordelo UFBa Brasil
Fernando Pontes UFPA Brasil
Fernando Ribeiro USP Brasil
Heidi Keller University of Osnabrück Alemanha
Jane Correa UFRJ Brasil
José de O. Siqueira USP Brasil
Joscha Kärtner University of Osnabrück Alemanha
Marc Bornstein NICHD E.U.A.
Margo Wilson Mc Master University Canadá
Maria Emilia Yamamoto UFRN Brasil
Mauro Luís Vieira UFSC Brasil
Nádia Salomão UFPB Brasil
Terezinha Féres Carneiro PUC-RJ Brasil
Vera Silvia Raad Bussab USP Brasil
 
   LISTA DE EX-ALUNOS Voltar
 
  Nome
  Formação
  País
Adriana F. P. Ribas Mestranda, Bolsista de Apoio Técnico e Doutoranda Brasil
Alexandre Feitosa Ortiz Bolsista de IC Brasil
Aline Melo de Aguiar Doutoranda Brasil
Aline Amaral Mussumeci Mestranda Brasil
Ana Paula Simeão Faria Mestranda Brasil
Ana Carolina Santinho Soares Bolsista de IC Brasil
Carla Vicente Doutoranda Brasil
Carolina Paulino Barreto Bolsista de IC Brasil
Catia dos S. Barcelos Bolsista de IC Brasil
Clarissa G. Stein Lopes Bolsista de IC Brasil
Danielle de P. Pietroluongo Bolsista de IC Brasil
Edilaine Moreno da Cruz Bolsista de IC Brasil
Eliana Bosco Bolsista de IC Brasil
Fábia Mônica S. Santos Mestranda Brasil
Flavia G. Luz Bolsista de IC Brasil
Gabriela G. Albernaz Bolsista de IC Brasil
Gabriela Santos do Amaral Bolsista de IC Brasil
Guilherme de Carvalho Bolsista de IC Brasil
Ivoneide V. da Silva Bolsista de IC Brasil
Karla da Costa Seabra Bolsista de IC, Mestranda e Doutoranda Brasil
Kátia Nahum Campos Doutoranda Brasil
Laura Cristina Stobaus Bolsista de Pós Doutorado Brasil
Leandra S. Oliveira Bolsista de IC Brasil
Lívia de Santana Bolsista de IC Brasil
Louise Florêncio Marques Mestranda Brasil
Luana Freitas Simões Bolsista de IC Brasil
Luisa Soares dos Santos Bolsista de IC Brasil
Marceli de Souza Rosa Pereira Bolsista de IC Brasil
Maíra C. Caniello Bolsista de IC Brasil
Marcia Motta Bolsista de Pós-Doutorado Brasil
Maria Cecília Ribeiro Moncorvo Bolsista de IC Brasil
Michelle S. Martins Bolsista de IC Brasil
Natasha da Silva Santos Bolsista de IC Brasil
Otávia Helena Garcia Brito Bolsista de IC Brasil
Paloma N. Travisco da Silva Bolsista de IC Brasil
Penélope Esteves Raposo Mathias Bolsista de IC Brasil
Rachel Alves Pereira Bolsista de IC Brasil
Renata E. Miranda Bolsista de IC Brasil
Renata Gomes da Costa de Marca Bolsista de IC Brasil
Rodolfo de Castro Ribas Jr. Bolsista de Apoio Técnico e Doutorando Brasil
Sanya Ruela Bolsista do IC e Mestranda Brasil
Simone Biangolino Rocha Mestranda e Doutoranda Brasil
Soraya Costa Monteiro de Oliveira Bolsista de IC Brasil
Susana Engelhard Nogueira Bolsista de IC, Mestranda e Doutoranda Brasil
Taís M. Rollof Bolsista de IC Brasil
Talita Maria Nunes de Aguiar Mestranda Brasil
Tatiana Targino Alves Bandeira Bolsista de IC, Mestranda e Bolsista de Apoio Técnico Brasil
Thaís de Oliveira Andrade Mestranda Brasil