Setembro 2017 / Março 2017 / Junho 2016 / Abril 2016/ Maio 2015 / Fevereiro 2015
   SETEMBRO 2017 Voltar

 XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento

Nosso grupo de pesquisa, assim como os grupos DESEP (Desenvolvimento Emocional e Parentalidade) e o DBC (Desenvolvimento Biologia e Cultura-PUC-RIO) estarão presentes no XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, de 21 a 24 de novembro, em Aracajú. Maiores informações no site: http://www.cbpd2017.com.br/
 Lançamento do livro: Bebês na creche

Comunicamos o lançamento do livro “Bebês na creche: contribuições da Psicologia do Desenvolvimento” organizado pelos Profs. Drs. Cesar A. Piccinini, Karla Seabra e Vera M. R. de Vasconcelos, em uma iniciativa do GT da ANPEPP Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos. A obra conta com capítulos da Professoras Deise Mendes, Maria Lucia Seidl-de-Moura, Luciana Pessô e diversos membros do nosso grupo de pesquisa. Adquira a sua cópia clicando aqui.
   MARÇO 2017 Voltar

 Çiǧdem Kaǧitçibaşi (1940-2017)

Hoje tivemos a notícia triste de que uma pessoa e profissional especial nos deixou, a Professora Çiǧdem Kaǧitçibaşi, da Koç University na Turquia. Çiǧdem tornou-se uma amiga querida de nosso grupo de pesquisa. Ela era uma brilhante pesquisadora, que deixa uma enorme contribuição teórica para a compreensão de trajetórias de desenvolvimento, em especial das culturas da "maioria do mundo", como ela nos ensinou. Seu trabalho inspirou muitos de nossos estudos e somos gratos. Sentiremos saudades também da pessoa delicada, gentil, elegante e generosa que ela era.
   JUNHO 2016 Voltar

 Curta a nossa página no Facebook

Para se manter atualizado sobre nossos eventos, publicações, participações em congressos e outros assuntos, curta a página do Grupo Interação Social e Desenvolvimento no Facebook clicando aqui.
Participação no 24º Encontro Bienal da ISSBD

Membros do nosso grupo de pesquisas apresentarão diversos trabalhos no 24º Encontro Bienal da ISSBD, que acontecerá em Vilnius, Lituânia, entre os dias 10 a 14 de Julho. O simpósio intitulado “The role of parents and parenting in children’s prosocial and moral development across cultures”, será coordenado por Rafael Carvalho, também autor do trabalho “Are parents' developmental trajectories and empathy related to adolescents’ empathy?”.
Também serão apresentados por membros do grupo os seguintes trabalhos (na modalidade Pôster Individual):
  • Perceived Social Support, Relationship Style and Subjective Well-Being: Psychosocial characteristics of pregnant women from Rio De Janeiro, Brazil – Ana Carla Ribeiro-Accioly
  • Neuropsychological development of preterm infants: a systematic review – Luciana Brooking Teresa Dias
  • Public security policies and their influence on the future orientation of young residents of a slum in the city of Rio de Janeiro – Tânia Victor
  • Confira a programação completa do evento clicando aqui.
    Participação no XVI Simpósio da ANPEPP

    Membros do grupo estiveram presentes no XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, que teve como tema “Pesquisa em Psicologia: Dimensões éticas e produzção científica. No GT “Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos”, participaram as Professoras Maria Lucia Seidl-de-Moura, Deise Mendes e Luciana Pessôa, o pós-doutorando Rafael Carvalho e a doutoranda Luciana Brooking Teresa Dias. No GT “Psicologia Evolucionista”, participaram as doutorandas Dandara Ramos e Tânia Victor. No GT “Casal e Família: Estudos Psicossociais e Psicoterapia”, participou a Professora Edna Ponciano. No GT “Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica”, participu a Professora Ana Carolina Monnerat Fioravanti-Bastos.
       ABRIL 2016 Voltar
     Aprovação para o DSCA-FAPERJ

    A doutoranda Ana Carla Ribeiro Accioly foi aprovada para o estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior DSCA- FAPERJ com a Profa Judi Mesma na Leiden University, Holanda.
       MAIO 2015 Voltar
    Recebimento da ISSBD-JF Mentored Fellowship

    A doutoranda Tânia Abreu da Silva foi selecionada para a segunda turma da ISSBD-JF Mentored Fellowship, concedida a membros da International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD) em parceria com a Jacobs Foundation (JF), fundação associada ao Instituto Max-Planck. A fellowship é um auxílio internacional a pesquisa, concedido a jovens pesquisadores membros da ISSBD, tem o objetivo de ajudar a conduzir pesquisas em países em desenvolvimento. As instituições também oferecem a possibilidade de ter um membro da ISSBD como mentor, trabalhando em conjunto com o orientador local. Rafael Vera Cruz de Carvalho participou da primeira turma dos fellows desta sociedade em 2011.
    Aprovação para o PDSE-CAPES e DSCA-FAPERJ

    As doutorandas Dandara Ramos e Tânia Victor foram aprovadas para o estágio de doutorado no exterior pelos programas PDSE-Capes e DSCA- FAPERJ, respectivamente. Ambas realizaram o estágio na McMaster University – Hamilton-ON – Canada, Department of Psychology, Neurocience & Behaviour, sob supervisão do Professor Martin Daly.
       FEVEREIRO 2015 Voltar
    Bolsa FAPERJ Nota 10

    A doutoranda Luciana Brooking Teresa Dias foi selecionada para receber a Bolsa FAPERJ Nota 10.