Voltar Página

TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO: METAS E PRÁTICAS DE CUIDADOS EM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIAS DO RIO DE JANEIRO - Coordenação Profa. Luciana Pessôa

O foco deste projeto é a investigação das metas e práticas de cuidado de mães e pais de diferentes tipos de famílias e as trajetórias de desenvolvimento para autonomia, interdependência e/ou autonomia relacionada em função das crenças desses cuidadores e o papel da rede de apoio na prática de criação de seus filhos.

No estudo empírico, o desafio será identificar as trajetórias de desenvolvimento que prevalecem nos diferentes arranjos familiares da contemporaneidade. Será que a dinâmica de equilíbrio de autonomia e relação que temos encontrada nos estudos brasileiros se apresentaria em famílias que diferem da formação nuclear?

Nos estudos teóricos, buscar-se-á tomar contato com a literatura sobre intersubjetividade no laço conjugal, arranjos familiares contemporâneos, relacionando essa literatura aos estudos sobre trajetórias de socialização, autonomia, interdependência e construção do self. Duas autoras principais que contribuem com estudos sobre esses aspectos são H. Keller e C. Kagiçitbasi.


Objetivos do Estudo:

Investigar as metas e práticas de cuidado de mães e pais de diferentes tipos de famílias e as trajetórias de desenvolvimento para autonomia, interdependência e/ou autonomia relacionada em função das crenças desses cuidadores e o papel da rede de apoio na prática de criação de seus filhos.


Voltar Página