Parentalidade e o desenvolvimento de capacidades emocionais em crianças

O presente projeto visa investigar crenças e metas parentais de socialização para emoção e aspectos da capacidade emocional de crianças. Pretende ainda desenvolver escalas brasileiras voltadas para tópicos de interesse nesse campo.

Ler mais
Trajetórias de Desenvolvimento: Metas e Práticas de Cuidados em diferentes tipos de famílias do Rio de Janeiro

Esse projeto busca um aprofundamento do que se conhece acerca de algumas etapas importantes do desenvolvimento do self, identificando as trajetórias de desenvolvimento que prevalecem nos diferentes arranjos familiares da contemporaneidade.

Ler mais
 
A construção do self com o outro em contextos de socialização distintos

Esse projeto busca um aprofundamento do que se conhece acerca de algumas etapas importantes do desenvolvimento do self. Análises são realizadas em relação a metas de socialização voltadas para uma maior independência ou uma interdependência, em díades mãe-bebê de Florianópolis e Rio de Janeiro. São investigados os aspectos de autorreconhecimento, autorregulação, capacidade de cooperação e comportamentos de altruísmo.
Ler mais
Autonomia e interdependência em famílias do Rio de Janeiro

O foco do projeto é o desenvolvimento do self e as trajetórias de autonomia, interdependência e autonomia relacional. Nos dois estudos que constituem essa investigação são investigados sistemas de crenças maternas, paternas, de avós, babás e cuidadoras de creches. Para um dos estudos é contemplada a etapa do ciclo vital que inclui bebês de até um ano, e para o outro, jovens na transição para a idade adulta
Ler mais